top of page
  • Foto do escritorFlávia Gouveia

7 dicas de como lidar com uma pessoa que cobra prazos impossíveis:

1. Seja honesto sobre a sua capacidade de cumprir os prazos e apresente soluções alternativas. Como Aristóteles afirmou: “Dizer a verdade é a coisa mais difícil de fazer, mas vale a pena”.

2. Apresente um cronograma realista que possa ajudar a ir de encontro às expectativas desta pessoa que pode ser seu líder, cliente, conjugue, sócio e até mesmo a si.

3. Partilhe com essa pessoa as limitações internas ou externas que podem interferir no cumprimento dos prazos e apresente propostas que possam contornar essas limitações. Como Sócrates disse: “Conhece a ti mesmo”.

4. Fique bem organizado e tenha um plano B, caso surjam imprevistos no caminho. Como Sun Tzu afirmou: “A batalha é vencida antes de começar.” Planeamento é a chave do sucesso de qualquer projeto!

5. Tente negociar com a pessoa que está a dar os prazos, colocando em discussão a prioridade. Veja a possibilidade de mudar a ordem das tarefas a serem executadas e delegar algumas. Como René Descartes disse: “Não precisamos esperar por coisas que ainda têm de acontecer, mas podemos prever o futuro com base no passado.”

6. Mostre para a pessoa que está exigindo este prazo impossível a importância de estabelecer datas realistas que possam realmente ser cumpridos. Como Lao Tzu disse: “Uma árvore que não é flexível será quebrada pela tempestade.”

7. Se necessário, dizer não, colocar os seus limites. Como Epicuro disse: “Não é a quantidade de coisas que importa, mas a qualidade delas.” Pior do que falar “não” é dizer “sim” e depois não conseguir entregar no prazo ou entregar com uma qualidade inferior.

Qual destas fez mais sentido para si? Qual acrescentaria?

Como lida com prazos que parecem impossíveis de cumprir?

Isso varia muito conforme o perfil comportamental de quem executa e dependendo do cenário enfrentado e da pessoa que está pedindo as melhores alternativas podem mudar.

No mundo atual isso ocorre cada vez mais. Mas não precisa lidar com isto sozinho. Conte comigo para ajuda-lo a encontrar as melhores soluções para os seus desafios.

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page